O que é?

Foi com 6 anos de idade que iniciei como aluna de biodanza. Tive aula com próprio Rolando Toro (criador do sistema Biodanza), e depois que finalizei a minha formação em Biodanza, fui para Buenos Aires fazer a extensão em biodanza com Cecilia Luzzi, Chilena que desenvolveu o método para as crianças.

Escrevi o livro Biodanza com crianças: um caminho para o mundo biocêntrico, junto com a facilitadora e educadora Beatriz Câmara.

Além do trabalho com as crianças, eu também facilito grupos de famílias e adultos.

A aula de Biodanza acontece sempre em grupo, com encontros semanais. Utilizamos o mínimo da linguagem verbal visando diminuir o estímulo racional e aumentar o estimulo ao sensorial. A ênfase é a expressão das sensações a partir do movimento.

O momento em que o grupo tem a possibilidade de falar sobre o que sentiu a respeito da aula anterior chama-se feedback ou relato verbal e ocorre sempre no início da aula.

 

É importante ressaltar que os benefícios, como em qualquer terapia depende também da entrega e comprometimento do cliente.

biodanza.jpg

Biodanza

Biodanza significa “dançar a vida” e foi criada pelo psicólogo e antropólogo chileno, Rolando Toro Araneda, na década de 60. Ela tem como objetivo proporcionar maior integração humana, autorregulação e a renovação de todo o organismo diminuindo assim, os fatores de desorganização e stress.

A reeducação afetiva, proposta pela Biodanza potencializa a capacidade de estabelecer vínculos “saudáveis”, onde, ao invés de inibir, favorecemos os próprios potenciais.

É relevante dizer que não é preciso “saber dançar” para fazer a aula, já que o mais importante é a expressão das emoções e sentimentos a partir do movimento corporal.

Eu e a Biodanza

Como funciona a aula?