contelação_6-01.jpg

constelação

O que é?

Essa técnica foi desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão, Bert Hellinger (indicado em 2011 ao Prêmio Nobel da Paz). Consiste em desvendar as dinâmicas ocultas, que estão por trás de determinado problema, seja ele emocional, de doenças, de relacionamentos...

Assim, a partir do trabalho com as constelações torna-se possível liberar a energia que estava acumulada de forma densa dentro do sistema, trazendo mais leveza e prosperidade, que reverberam para todo o sistema familiar.

Eu e as constelações

Quando eu conheci as constelações em meados de 2002, já conhecia muitos dos meus padrões negativos de forma consciente, mas não entendia o motivo que, mesmo estudando psicologia e fazendo tanto tempo de terapia e análise Junguiana, continuava com as repetições de padrões negativos em algumas áreas da minha vida.

De lá para cá, a partir das constelações, fui percebendo que a maioria das minhas questões eram sistêmicas e que ao reconhecer ou desvela-las a partir desse olhar sistêmico, eu simplesmente venho deixando de repetir... Hoje percebo o quanto a minha vida vem se tornando cada vez mais leve a partir das constelações.

Como funciona uma sessão?

Em uma sessão de constelação partimos de uma questão ou problema por parte de quem quer constelar.

Com base na leitura do campo, o constelador propõe que o constelado escolha representantes para se colocarem a disposição para sentir o campo e falarem sobre suas sensações a partir do movimento deste campo. O cliente pode simplesmente posicionar os representantes a partir da imagem interna que ele tem da questão. Então, o constelador pode propor uma mudança de posição dos representantes, ou até frases com intuito de liberar a energia acumulada.

Todos que estão na sessão são capazes de sentir o campo a partir da fenomenologia, basta que estejam abertos para vivenciar.

A periodicidade indicada entre as sessões é o intervalo de 30 dias. Mas dependendo da demanda em alguns casos de necessidade do cliente, pode-se fazer a sessão com um intervalo menor.

É importante ressaltar que os benefícios sentidos dependem também da entrega, abertura e comprometimento do cliente.

 

Tipos de constelação:

group-01.png

Grupo

No grupo os representantes são pessoas que se disponibilizam a sentir o campo do cliente constelado.

É importante ressaltar que os representantes também se beneficiam tendo a possibilidade de liberar também suas próprias questões, caso estejam disponíveis e abertos na entrega para o trabalho.

Tenho realizado as constelações de forma On-line pelo aplicativo Zoom, com resultados incríveis tanto para quem constela quanto para os representantes.

group-02.png

Individual

Os representantes são bonecos ou as ancoras de solo na sessão individual. Eu trabalho com os bonecos comuns (Playmobil ou os bonecos de madeira); os bonecos flutuantes (a partir da constelação na água, onde os bonecos flutuam em uma bacia de água e tem autonomia para seguir os movimentos do campo morfogenético). As âncoras de solo são qualquer tipo de objeto ou tecido que possam fazer parte dessa representação.

Tenho realizado as constelações de forma On-line utilizando as bonecos flutuantes, com resultados incríveis!